Jornal Correio Braziliense

Economia

Ações da Petrobras derretem e arrastam Bovespa para baixo

Os papéis da estatal fecharam o ano de 2014 com perda de mais de 37%, motivada, segundo analistas, pelo escândalo de corrupção e pela interferência política na sua gestão.

O mau desempenho das ações da Petrobras fizeram despencar a Bovespa, nesta segunda-feira (5/1). No começo da tarde, as ações PN da empresa recuavam 7,05%, a R$ 8,70, e os papéis ON (as mais negociadas) sofriam desvalorização de 6,78%%, a R$ 8,39. Enquanto o Ibovespa (índice que mede a oscilação das principais ações da Bolsa de Valores - BM), no mesmo horário registrava baixa de 2,09%, aos 47.498 pontos.

Esse resultado, segundo analistas de mercado, se deve a vários motivos. Além do cenário externo incerto, devido a problemas de ordem política na Grécia, que ameaça abandonar a zona do Euro, a Petrobras sofreu bastante por ter sido retirada do IDIV (índice de empresas que mais pagam dividendos aos acionistas).

Os papéis da Petrobras fecharam o ano de 2014 com perda de mais de 37%, motivada, segundo analistas, pelo escândalo de corrupção da Operação Lava Jato e pela interferência política na sua gestão. Os credores externos já começam a fazer uma campanha silenciosa para forçá-la a registrar possíveis diferenças contábeis porque nenhum auditor externo quis assinar o blanço da Petrobras. Mesmo assim, no final de dezembro, a companhia informou que divulgará ainda neste mês de janeiro o balanço do terceiro trimestre de 2014.