Jornal Correio Braziliense

Economia

Alemanha está disposta a permitir que Grécia deixe a zona do euro

Angela Merkel e seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, mudaram de posição, e consideram, agora, "suportável uma saída da Grécia da moeda única"

A chanceler alemã, Angela Merkel, está disposta a permitir que a Grécia deixe a zona do euro, no caso de uma vitória da esquerda radical que implique o questionamento da política de rigor orçamentário do país, informou neste sábado a revista "Der Spiegel" em seu site.

[SAIBAMAIS]"O governo alemão julga quase inevitável a saída da Grécia da eurozona se o líder da oposição, Alexis Tsipras (Syriza, esquerda radical) comandar o governo após as eleições legislativas, abandonar a linha de rigor orçamentário e deixar de pagar as dívidas daquele país", diz o site, citando fontes ligadas ao governo alemão.

Angela Merkel e seu ministro das Finanças, Wolfgang Sch;uble, mudaram de posição, e consideram, agora, "suportável uma saída da Grécia da moeda única, por causa dos progressos conquistados pela zona do euro desde o pior momento da crise, em 2012", afirma a revista, citando as mesmas fontes.

Leia mais notícias em Economia

"O risco de contágio é limitado, porque Portugal e Irlanda já são considerados saneados. Além disso, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES) oferece uma mecânica de salvamento poderosa, e a União Bancária garante a segurança das instituições de crédito", afirmaram as fontes.

O parlamento grego anunciou na última quarta-feira a sua dissolução, e confirmou a realização de eleições antecipadas no próximo dia 25. Tsipras quer acabar com a política de austeridade e renegociar a dívida pública grega.