Jornal Correio Braziliense

Economia

Passageiros sofrem com atrasos e cancelamentos de voos às vésperas do Natal

Em Brasília, as operações de pouso no Aeroporto Juscelino Kubitschek ficaram suspensas entre 10h43 e 11h13 devido a uma forte chuva

Quem deixou para viajar de avião às vésperas do Natal enfrentou dificuldades em embarques e desembarques na maioria dos aeroportos do país. O mau tempo entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (23/12) forçou alguns terminais a fecharem as pistas para pousos e decolagens. Da meia noite até às 20h, dos 1.924 voos contabilizados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 28,4% partiram com atraso superior a 30 minutos e 7,3% foram cancelados.

Em Brasília, as operações de pouso no Aeroporto Juscelino Kubitschek ficaram suspensas entre 10h43 e 11h13 devido a uma forte chuva. Por conta disso, um voo da Avianca, que saiu de Santos Dumont, precisou ser alternado para o Aeroporto de Goiânia, onde permaneceu por cerca de uma hora. Até as 18h, apenas um voo foi cancelado, mas 18,64% dos movimentos aéreos sofreram atraso.



O maior atraso registrado pela Inframérica, consórcio responsável pela administração do Aeroporto JK, foi de um voo da Gol que partiu de Palmas. Os passageiros levaram quase quatro horas de diferença para chegar ao destino final, no Rio de Janeiro. O voo, que faria conexão na capital federal às 13h15, de onde partiria 40 minutos depois, só chegou às 15h46 e ainda decolou com pouco mais de uma hora de atraso.

A alta demanda em decorrência das festas de fim de ano já era prevista pelo terminal de Brasília. De sexta (19) a terça-feira (22), a Inframérica estima ter recebido 288 mil passageiros, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2013. A empresa calcula que o movimento neste fim de ano seja 10% superior frente à mesma época do ano passado. Cerca de 1,7 milhão de passageiros devem circular pelo aeroporto em dezembro. Para melhor atender os consumidores, o consórcio reforçou as equipes de atendimento ao cliente, operações e segurança, que estão trabalhando em regime de escala e plantão.

Problemas
Dos 262 voos que partiram do Aeroporto Internacional de São Paulo até as 18h, 99 voos atrasaram, número acima da média, segundo a própria assessoria. Em nota, a GRU Airport, empresa responsável pela gestão do terminal de Guarulhos, atribuiu os adiamentos à condição meteorologíca, que assolou a capital paulista na noite de segunda-feira.

Apesar de o aeroporto de Confins ter operado normalmente durante todo o dia, os atrasos em voos em alguns dos principais terminais do país resultaram também em atrasos e cancelamentos em cascata que afetaram o terminal internacional do estado. Até 15h, dos 91 voos domésticos previstos para hoje no aeroporto mineiro, 28 tiveram atrasos (30,8% do total) e outros oito foram cancelados. O índice é muito superior ao da média registrada desde o início das operações de fim de ano, no último dia 15.

Segundo balanço da BH Airport, operadora do terminal, de lá para cá, a média de atrasos é de 6% e a de cancelamentos de 7%. No período, 302 mil passageiros voaram em Confins. A previsão da concessionária é que o número de passageiros entre 15 de dezembro e 6 de janeiro seja 5,7% superior ao de idêntico período do ano passado, acréscimo de 42 mil passageiros. Na Pampulha, dos 13 voos previstos para ontem, três tiveram atrasos e outros seis foram cancelados.

Em Confins, devido às obras de ampliação da pista de pouso e decolagens, o equipamento usado para auxiliar pilotos está desligado, o que dificulta a operação, principalmente em dias de chuva e de baixa visibilidade. Sem a visão adequada, a consequência pode ser o fechamento temporário do aeroporto.