Nova York- Os preços do petróleo em Nova York caíram nesta quinta-feira (18/12) aos níveis mais baixos desde maio de 2009, após uma sessão bastante volátil. O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro caiu 2,36 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 54,11 dólares.
[SAIBAMAIS]Em Londres, a cotação do barril de Brent para entrega em fevereiro ficou novamente abaixo dos 60 dólares, a 59,27 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).
Na abertura em Nova York o petróleo teve uma pequena alta, após o anúncio de uma queda nos estoques dos Estados Unidos, mas os preços voltaram a cair durante a manhã e recuaram ainda mais no fim do dia.
"A volatilidade é muito importante e acho que continuará sendo assim até o fim do ano por falta de elementos fundamentais para o mercado", destacou Carl Larry, da Frost & Sullivan.
O mercado recebeu nesta quinta-feira (18/12) a declaração do ministro saudita do Petróleo, Ali al-Nuaimi, que afirmou que é "impossível" para seu país, o principal produtor da Opep, reduzir sua produção de petróleo, e considerou que "as flutuações das cotações nos mercados de matérias-primas, entre elas o petróleo, são normais".