Nova York- Os preços do petróleo fecharam abaixo dos 60 dólares o barril pela primeira vez desde julho de 2009 em Nova York, em um mercado que registra uma oferta abundante e perspectivas de demanda em queda.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro fechou a 59,95 dólares, algo que não se via há cinco anos no New York Mercantile Exchange (Nymex). A redução foi de 99 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira.
"Com esse fechamento abaixo dos 60 dólares, encerramos uma nova etapa", destacou James Williams, analista energético da WTRG Economics. Após meses de queda, o barril de petróleo em Nova York caiu 44% desde junho, quando valia 106,91 dólares.
"É o que acontece quando há dois milhões de barris por dia a mais de oferta em relação à demanda. E quando a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não dá nenhum sinal de corte na produção ou de antecipação da sua reunião", destacou Williams.
Em Londres, o barril de Brent para janeiro fechou também no menor patamar desde julho de 2009, a 63,68 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).