Jornal Correio Braziliense

Economia

Auditores da Receita Federal fazem pressão por reajuste de até 24%

Servidores reivindicam reposição salarial e do valor dos benefícios. Em 2015, será paga a terceira e última parcela do aumento acertado há três anos. Líderes da categoria entregam propostas ao Ministério da Fazenda

Os auditores fiscais da Receita Federal protestaram ontem em frente ao Ministério da Fazenda, reivindicando reajuste salarial de até 24%, nomeação de servidores concursados, recomposição de benefícios e adicional de fronteira. A manifestação ocorreu das 9h às 12h, quando um grupo foi recebido rapidamente pelo secretário executivo da Fazenda, Paulo Cefarelli, para entregar uma pauta com a demanda da categoria.

Cerca de 150 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, participaram do protesto. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco Nacional), Cláudio Damasceno, o saldo da manifestação foi positivo. ;Mas é somente o começo. Voltaremos a nos reunir nos próximos dias, para destrinchar a pauta, ponto a ponto. A ideia é deixar a conversa encaminhada também com a futura equipe econômica;, salientou.

Os manifestantes querem, segundo a presidente da Associação Nacional de Auditores Fiscais da Receita (Anfip), Margarida Lopes, recomposição de perdas salariais entre 20% e 24%. ;O reajuste de 15% dado pelo governo em 2012 não foi suficiente nem mesmo para compensar a inflação;, disse. Esse valor seria para os salários do fim da carreira. ;No início, a defasagem é maior, cerca de 40%;, completou. Eles querem ainda recomposição de benefícios como auxílio-alimentação e creche.

O adicional para pessoas que trabalham em áreas de fronteira, outra demanda, foi sancionado em setembro de 2013, na Lei n; 12.855, mas falta regulamentação. Os auditores pedem também a aprovação da PEC n; 555/06, que reduz gradativamente a contribuição de servidores aposentados.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.