Nova York- Os preços do petróleo tiveram uma pequena alta nesta terça-feira (09/12), depois de ter fechado no mais baixo patamar em cinco anos no fechamento anterior.
O "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro avançou 77 centavos, a 63,82 dólares o barril no New York Mercantile Exchange. Em Londres, o Brent do Mar do Norte para entrega no mesmo prazo teve alta de 65 centavos, a 66,84 dólares o barril.
A alta de hoje interrompeu a tendência de queda nos preços do petróleo. Segundo analistas, uma pequena recuperação dos preços costumar seguir um recuo acentuado.
Para John Kilduff, sócio-fundador da Again Capital, a desvalorização do dólar nesta terça-feira também beneficiou, de modo geral, o mercado de commodities, incluindo o petróleo.
Além disso, há outros fatores, como a publicação, na próxima quarta-feira (10/12), do relatório dos estoques de cru nos Estados Unidos, que deve apontar uma redução.
Especula-se ainda sobre um possível corte da produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que em breve convocaria uma nova reunião para responder à queda de preços.