Jornal Correio Braziliense

Economia

Vale vende parte de ativos em Moçambique a Mitsui por US$ 763 milhões

A transação, que deve ser concluída em 2015, estabelece que a Mitsui possuirá 15% da participação da Vale na Vale Moçambique

A mineradora brasileira Vale, a maior produtora mundial de ferro, anunciou nesta terça-feira que vendeu parte de seus ativos em minas de carvão em Moçambique à japonesa Mitsui por 763 milhões de dólares. A transação, que deve ser concluída em 2015, estabelece que a Mitsui possuirá 15% da participação da Vale na Vale Moçambique, proprietárias, por sua vez de 95% da mina de carvão de Moatize.

Da mesma forma, a Mitsui possuirá 50% da participação de 70% da Vale no Corredor Logístico de Nacala (CLN), que permite o traslado de carvão. "Depois da conclusão da transação, (...) a Vale passará a ter indiretamente 81% da mina de Moatize e aproximadamente 35% do CLN, compartilhando o controle com a Mitsui", assinalou a Vale em uma nota.

A transação visa a um aumento de capital e a uma transferência parcial da dívida contraída pela Moatize e o CLN junto à Vale, acrescentou a mineradora. Quinze por cento da participação na Vale Moçambique representa um investimento de 450 milhões de dólares, enquanto que no CLN de 313 milhões, detalha a companhia.

Primeira produtora mundial de minério de ferro, a Vale também extrai carvão e minérios usados como abudo (potássio e fosfato). Recentemente, ante um importante déficit e a uma conjuntura mais delicada pelo preço das matérias-primas, a Vale anunciou uma nova redução de seus investimentos, a 10,1 bilhões de dólares para 2015.

Leia mais notícias em Economia

Este montante será 31,7% inferior aos 14,8 bilhões de dólares aprovados no plano de 2014, que já foi reduzido em 9,2% em relação a 2013.