Jornal Correio Braziliense

Economia

Brasil atinge R$ 1,6 trilhão de impostos, taxas e contribuições

No ano passo, essa marca foi atingida apenas no dia 21 de dezembro

O total de impostos, taxas e contribuições pagas por todos os brasileiros neste ano deverá atingir R$ 1,6 trilhão às 18h30 deste sábado (6/12), de acordo com previsão do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Segundo a entidade, isso significa que a carga tributária aumentou em 2014 em relação ao ano passado, quando esse montante foi atingido apenas no dia 21 de dezembro.

O presidente da ACSP e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, alerta que "precisamos nos preocupar" com a intenção do governo de aumentar "ainda mais" a carga tributária em 2015. "Precisamos de um ajuste no início do ano que vem, e não podemos admitir que sejam criados novos tributos", afirma Amato em nota enviada à imprensa.

O Impostômetro foi criado em 2005 para conscientizar a população sobre a alta carga de tributos paga pelos brasileiros. Através do site www.impostometro.com.br, é possível acompanhar a arrecadação no Brasil em tempo real e checar outras dados mais específicos, como quanto cada Estado ou município já acumulou em impostos pagos em determinado período.