Jornal Correio Braziliense

Economia

Jaguar Land Rover inicia construção de fábrica em Itatiaia, Rio de Janeiro

Segunda unidade fora do Reino Unido, a planta produzirá o Discovery Sport, que começa a ser comercializado no início de 2016



Itatiaia (RJ) ;
A Jaguar Land Rover lançou nesta terça-feira (2/12) a pedra fundamental de sua nova fábrica, na região sul-fluminense, que faz parte do projeto de expansão internacional da marca. Essa será a segunda fábrica da montadora inglesa fora do Reino Unido, mas a primeira totalmente própria da empresa ; a da China, recém-inaugurada, foi viabilizada por uma joint-venture com a chinesa Chery.

Na cerimônia de inauguração das obras, entre as autoridades presentes, estavam o prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ypê (PP), Luiz Miguel Falcão, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

A construção de uma fábrica no Brasil já havia sido anunciada pela Jaguar Land Rover em dezembro de 2013, mas as obras só começaram agora, quase um ano depois. Os executivos explicam que tudo é feito passo a passo, para manter o foco na qualidade e sem erros. Os primeiros carros produzidos devem ser comercializados no início de 2016 e o modelo escolhido para dar início às atividades foi o Discovery Sport, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo e que começa a ser vendido, ainda importado, em março de 2015.

Expectativas
A nova unidade terá capacidade para produzir até 24 mil veículos por ano ; a montadora vendeu menos da metade disso no país em 2013. Os executivos afirmam que, no início, não devem atingir esse número, mas que também é possível aumentá-lo no futuro, já que a fábrica ocupará apenas 60 mil dos 590 mil metros quadrados do terreno. O investimento no projeto é de US$ 750 milhões. ;Este será um dos nossos principais mercados e temos orgulho de ser a primeira empresa britânica a investir em uma fábrica de carros no Brasil;, comentou o CEO global da marca, Ralf Speth.

Segundo o presidente da Jaguar Land Rover na América Latina, Terry Hill, o segmento premium cresceu mais de 100% no Brasil desde 2010. Só a Jaguar cresceu 300%, enquanto a Land Rover aumentou as vendas em 96%. Apesar do crescimento, no Brasil, a venda de premiums representa menos de 2% do total. ;Nos mercados maduros alcançam 10%. Não devemos atingir isso, mas vamos continuar crescendo;, disse Hill.

O mercado brasileiro comercializa atualmente cerca de 3,3 milhões de veículos ao ano. Os britânicos acreditam que esse número chegue a 5 milhões em 2020. Apesar da perspectiva positiva, Ralf Speth frisou que a empresa não tem foco na quantidade. ;Não estamos em um mercado de volume. Nos preocupamos em entregar uma boa experiência ao consumidor.;

Expansão
A rede de concessionárias também está em expansão. Hoje, são 36, mas até março do ano que vem, chegam a 42. A previsão é que em 2016 sejam 46 representantes. Perguntados se o preço do Discovery vai baixar com a fábrica no país, os executivos desconversaram. Lembraram do crédito ao consumidor, que desde outubro de 2013, 40% dos carros são financiados pela Jaguar Land Rover Financial Center. ;No mercado premium, o foco é no valor, não no preço;, defendeu Speth.

Por enquanto, não há planos de exportar os veículos produzidos no Brasil nem de fabricar outros modelos. ;Temos que fazer estudos aprofundados antes de tomar posições sobre outros produtos;, disse Hill. Sobre abrir fábricas em outros países, eles ainda não tomaram novas decisões, apesar de Arábia Saudita e Estados Unidos estarem entre as possibilidades não confirmadas. ;Primeiro, vamos nos concentrar na China;, afirmou Speth.

Quanto ao momento econômico do Brasil, os executivos são otimistas. ;Não somos investidores de curto prazo. Estamos pensando nos próximos anos e 2016 será o momento perfeito. Estamos convencidos de que esta é a decisão certa;, acredita Speth.

Retorno
A empresa também anunciou planos para abrir o primeiro centro educacional da Jaguar Land Rover na América Latina. A ideia é dar apoio à comunidade, mostrando compromisso com a região e promovendo formação profissional. A fábrica vai empregar diretamente, pelo menos, 400 pessoas e a expectativa é que os cargos dobrem em 10 anos.

A marca já lançou a primeira fase do programa, chamada Inspirando os Trabalhadores de Amanhã, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso oferece treinamento para jovens de 17 a 26 anos, para prepará-los para trabalhar na indústria automotiva. Outra medida para beneficiar o país é a utilização de componentes e fornecedores locais, e não apenas importados, na produção do Discovery Sport.

Ano fiscal
Nos 12 meses do último ano fiscal, encerrados em março de 2014, a Jaguar Land Rover registrou lucro bruto de 19,4 bilhões de libras e líquido de 2,5 bilhões.

A jornalista viajou a convite da Jaguar Land Rover