Jornal Correio Braziliense

Economia

França e Espanha pedem que UE acelere investimentos para deixar a crise

"O plano de investimento deve se traduzir logo em projetos concretos, que sejam rapidamente executados e contem com um financiamento apropriado", pediram os chefes de Estado em uma declaração final

Paris - França e Espanha pediram nesta segunda-feira (1/12) que Bruxelas acelere o plano de investimentos para superar a crise e criar o emprego e se comprometeram a estreitar a cooperação na luta antiterrorista, em particular a ameaça do jihadismo.

O mandatário francês, François Hollande, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, que tiveram uma reunião bilateral nesta segunda-feira (1/12) em Paris, querem que Bruxelas acelere a implementação do plano para investir 300 bilhões de euros apresentado no dia 26 de novembro pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para reativar a fraca economia e combater o alto desemprego da zona do euro.

"O plano de investimento deve se traduzir logo em projetos concretos, que sejam rapidamente executados e contem com um financiamento apropriado", pediram os chefes de Estado em uma declaração final.

Além das questões econômicas, os mandatários também se comprometeram com o combate ao terrorismo. Houve um compromisso com um aprofundamento da cooperação para o "desaparecimento definitivo" do grupo separatista basco ETA.

Leia mais notícias em Economia

Os dois países também se declararam dispostos a lutar contra o terrorismo jihadista, em particular contra os "combatentes estrangeiros", o tráfico de seres humanos e a imigração irregular. Para isso, desenvolverão um sistema de informação entre os seus respectivos serviços judiciais e policiais a fim de favorecer a antecipação das ameaças e a capacidade de reação.