O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) e a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) lançaram nesta sexta-feira (28/11), na Feira do Empreendedor, no Riocentro, um guia especial para quem deseja investir no mercado de orgânicos. O guia pode ser acessado nesta página.
A coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, destacou, em entrevista à Agência Brasil, que as pessoas interessadas em fazer investimentos nesse setor têm que entender ;qual é importância da legislação orgânica, o que significa certificação, o que é um produto orgânico;.
Nos atendimentos que vem fazendo no estande do CI Orgânicos, na Feira do Empreendedor, Sylvia indica a todo mundo a necessidade de se fechar um plano de negócios que inclua, entre outros tópicos, a análise do solo e da água da região onde se pretende implantar uma agroindústria orgânica, ou mesmo iniciar uma produção orgânica . ;A gente dá um passo a passo para eles poderem seguir em frente;.
Enfatizou que ;a agroindústria orgânica tem obrigação de cumprir com a lei, em especial aquela referente às normas de vigilância sanitária. Ser orgânico não significa ter que deixar de cumprir tudo o que diz a lei;, salientou. ;Orgânico é um adicional sobre o que já existe;, completou.
Segundo Sylvia Wachsner, o guia é uma ferramenta importante não só para os agricultores orgânicos, mas também para a agroindústria de beneficiamento, que possa adicionar valor ao produto. Lembrou que, atualmente, em todo o mundo, os consumidores se mostram mais interessados em comprar alimentos saudáveis que respeitem o meio ambiente. É o caso dos produtos orgânicos, disse.
Acentuou também que, com o aumento da população mundial, a demanda por alimentos vai exigir que a agricultura se torne cada vez mais sustentável, como ocorre com a produção orgânica.
Embora não haja estatísticas oficiais, Sylvia estimou que a agricultura orgânica no Brasil, formada em sua maioria por agricultores familiares, apresenta uma expansão entre 15% e 20% ao ano, devido às vendas diretas ao consumidor em feiras orgânicas e para a merenda escolar. Já a agroindústria de orgânicos cresce em torno de 10% ao ano. ;O produto com maior valor agregado não cresce tanto. É mais complicado, porque ainda é uma cadeia em formação;. (Alana Gandra)