Jornal Correio Braziliense

Economia

Funcionários da Embraer voltam ao trabalho e sindicato pedirá reajuste

Na semana passada, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais, divulgou um prejuízo no terceiro trimestre de 10,7 milhões de dólares

São Paulo- Funcionários da Embraer suspenderam nesta segunda-feira (10/11) a greve por aumento salarial. O sindicato informou que pedirá na justiça a reivindicação de 10% de reajuste nos salários.

"A decisão foi tomada por 8 mil de um total de 10 mil trabalhadores que entraram em greve na última quarta-feira em São José dos Campos", informou um porta-voz do sindicato dos metalúrgicos.

"O sindicato tomará medidas legais contra a Embraer para obter 10% de aumento salarial, redução da jornada de trabalho semanal para 40 horas, estabilidade no emprego e pagamento para os dias de greve", disse o porta-voz.



O porta-voz comunicou que a greve realizada por três quartos dos 13 mil funcionários da empresa paralisou toda a produção da fábrica.

Na semana passada, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais, atrás apenas da Boing e da Airbus, divulgou um prejuízo no terceiro trimestre de 10,7 milhões de dólares, em grande parte decorrente das flutuações cambiais. No mesmo período do ano passado, a companhia havia registrado um lucro de 52,9 milhões de dólares.