A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (3/11) a disponibilização de um aplicativo que possibilitará fazer o rascunho da declaração do imposto de renda ao longo do ano. O aplicativo online já está no site da receita e poderá ser acessado em desktops e também em dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento do Fisco, Carlos Roberto Occaso, o objetivo do Rascunho ;é facilitar o preenchimento da declaração e sua utilização é facultativa;. De acordo com Occaso, a aplicação servirá para o contribuinte arquivar, por exemplo, recibos de consultas com dentistas e médicos. ;Com o recibo em mãos, já coloca no rascunho, e depois não terá necessidade de ficar procurando. Vai estar lá na hora que você importar os dados para fazer a declaração", disse.
Occaso também citou que aplicativo vai facilitar a vida do trabalhador liberal, que não tem o serviço de um contador, a guardar os recebimentos mensais. Entre as operações que poderão ser lançadas estão: dependentes, despesas dos dependentes, rendimentos, pagamentos efetuados ao longo do ano e movimentação de bens e direitos.
Ainda de acordo com o subsecretário do Fisco, a Receita Federal não utiilzará esses dados quando eles forem lançados pelos contribuintes. "Essa não é uma declaração. O contribuinte não declarou nenhuma informação", explicou ele. O órgão acrescentou que não é interesse da Receita Federal ter essa informação previamente.