Jornal Correio Braziliense

Economia

Mais de 20% dos contribuintes do DF ainda não quitaram IPTU e IPVA

O GDF aponta alto endividamento como uma das causas e alerta para sanções como apreensão do carro e inclusão na Dívida Ativa


O subsecretário da Receita, Wilson José de Paula, reconhece que a inadimplência desses tributos costuma ser elevada, mas destaca que os contribuintes têm enfrentado mais dificuldades para honrar compromissos em 2014. ;O endividamento do consumidor está elevado, e os débitos em atraso, superiores a anos anteriores. As famílias acabam fazendo opções e escolhem o que vão pagar. Possivelmente estejam preterindo o imposto;, avaliou.

Quem está fazendo isso, no entanto, se arrisca. O secretário alerta que as blitze do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já começaram e quem for pego em situação irregular terá o veículo apreendido e será penalizado com sete pontos na carteira, além de ser obrigado a pagar multa de R$ 190,54. Para liberar o carro, o proprietário precisará quitar o débito de IPVA, a taxa de licenciamento, o DPVAT, as multas vencidas e o tempo de permanência do veículo no pátio do Detran.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique