Lima, Peru ; Para superar os obstáculos e avançar na criação de empregos de qualidade, é fundamental uma reestruturação industrial profunda, capaz de possibilitar aos países da América Latina e do Caribe o desenvolvimento de produtos de maior valor agregado. É preciso, também, políticas de integração regional, ampliação do comércio bilateral e dos investimentos ; com ênfase em infraestrutura ;, que tenham como objetivo o incremento na produtividade das economias. Essas foram as principais conclusões apresentadas pelos representantes dos governos, empregadores e trabalhadores, divulgadas em um documento mútuo, ao fim dos quatro dias da 18; Reunião Regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Lima, no Peru.
O evento teve a participação de 25 países da América Latina e do Caribe, que discutiram o tema apresentado pelo diretor-geral da OIT, Guy Ryder, As Americas antes os desafíos do século XXI: emprego pleno, produtivo e trabalho decente.
Entre as sugestões apresentadas pelos participantes, como parte da estratégia para facilitar a transição da economia informal ao emprego formal ; assuntos que serão debatidos na próxima conferência internacional em 2015 ; estão também políticas coerentes de salário mínimo, e uma ação imediata, específica, para atacar o emprego infantil e juvenil, por meio de educação, formação de competências que facilitem a transição entre escola e trabalho.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.