[VIDEO1]
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo, pela sexta vez seguida, a previsão de crescimento do Brasil neste ano, para 0,3%. O corte foi de 1 ponto percentual em relação a projeção anterior, feita em julho, de expansão de 1,3%. Os dados são do relatório World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Global), divulgado nesta terça-feira em Washington (EUA).
[COMPARACAO1]
[SAIBAMAIS]Com o corte, o FMI prevê que o Brasil crescerá apenas 10% da média mundial, cuja alta é estimada em 3,3% este ano, e ainda menos na comparação com as economias emergentes, cuja projeção é de expansão de 4,5% em média. Somente Itália, em recessão, e Rússia, que sofre com embargos por conta do conflito com a Ucrânia, devem crescer menos do que o Brasil.
O Fundo também reduziu suas projeções para 2015: avanço de 1,4%, abaixo dos 2% esperados anteriormente. As prrevisões para o PIB brasileiro do FMI estão abaixo do que espera o governo, que estima crescimento de 0,9%, mas acima do projetado pelo mercado. Segundo o Boletim Focus, que reúne as 100 maiores instituições financeiras do país, a expansão será de 0,24% em 2014 e de 1% em 2015.