Londres - O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, defendeu as reformas econômicas e financeiras realizadas por seu governo socialista e declarou seu apoio aos investimentos e às empresas, durante uma visita nesta segunda-feira a Londres.
Valls se reuniu com seu colega britânico, o conservador David Cameron, e fez um discurso no emblemático Guildhall da City, o coração financeiro de Londres.
"Meu governo é pró-business", afirmou Valls, pronunciando esta frase em inglês. "A França fez do apoio aos investimentos e às empresas a condição fundamental de sua recuperação econômica", disse.
"Um primeiro-ministro francês socialista na City é uma revolução", brincou Valls, que semanas antes, diante de empresários franceses, havia declarado: "Amo as empresas".
As medidas governamentais de apoio à empresa e à redução do gasto público na França foram criticadas pela esquerda e por um amplo setor do próprio Partido Socialista francês, que as considera contrárias às promessas eleitorais prévias à eleição presidencial de 2012.
O presidente francês, o socialista François Hollande, havia declarado durante a campanha eleitoral que "as finanças são minhas adversárias".