Jornal Correio Braziliense

Economia

Semana pré-eleições começa com dólar subindo e bolsa em queda

Ações da Petrobras despencaram nesta manhã. Moeda norte-americana atingiu o maior patamar desde 2008

A bolsa de valores de São Paulo opera em forte queda nesta segunda-feira (29/9), bastante influenciada pela corrida presidencial. Próximo ao meio-dia, o Ibovespa, principal índice da bolsa, recuava 4,12%, a 54.852 pontos.

O recuo nesta segunda-feira está sendo puxado, principalmente, pelo valor das ações preferenciais e ordinárias da Petrobras, que caíam mais de 9% no fim da manhã.

Também estão em destaque os papéis do Banco do Brasil (-7,74%) e do Itaú Unibanco (-6,47%), com expressivas quedas pela manhã.

Perto do meio-dia, o dólar operava em alta de 1,5%, cotado a R$ 2,448, após ultrapassar o patamar de 2008, superando R$ 2,45. Por ora, o Banco Central não anunciou intervenções além das que estão sendo feitas diariamente para tentar conter o avanço da moeda norte-americana.

O mercado reage à divulgação de pesquisas eleitorais que mostraram a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, liderando com folga as intenções de voto para o primeiro turno. Agentes financeiros têm deixado claro que temem a manutenção da atual política macroeconômica.