Jornal Correio Braziliense

Economia

Produtos registram inflação de 0,48% na saída das fábricas, aponta IBGE

Apesar disso, a taxa de inflação de agosto deste ano ainda é inferior à observada em agosto de 2013

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a variação de preços na saída das fábricas, teve inflação de 0,48% em agosto deste ano. No mês, foi registrada a primeira alta de preços depois de cinco deflações (queda de preços) consecutivas. Em julho, por exemplo, a deflação foi 0,28%.

Apesar disso, a taxa de inflação de agosto deste ano ainda é inferior à observada em agosto de 2013 (1,43%). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPP acumula taxas de inflação de 1,1% no ano e 2,5% no período de 12 meses.



[SAIBAMAIS]Em agosto, 17 das 23 atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram inflação, com destaque para bebidas (1,89%), outros equipamentos de transporte (1,88%) e calçados e artigos de couro (1,64%). Os alimentos tiveram taxa de 0,62%, devido às altas de preços de produtos como carnes bovinas e leite esterilizado/longa vida.

Seis atividades tiveram deflação, com destaque para a área de impressão, que teve a maior queda de preços (-2,07%). Apenas uma atividade (fabricação de máquinas e equipamentos) não teve variação de preços.