Jornal Correio Braziliense

Economia

Sem planejamento, parar de trabalhar para se aposentar é mais difícil

As empresas e o governo falham ao não oferecer de modo amplo os Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPAs), previstos em lei



Com a falta de auxílio, mesmo quem desfruta de uma vida satisfatória na aposentadoria lamenta não ter feito escolhas adequadas no passado por falta de informações. Ilarino Rocha Macedo, 68 anos, por exemplo, tem uma rotina de fazer inveja em muita gente mais jovem. Casado, com dois filhos, ele caminha 6km em 50 minutos, faz uma hora diária de academia, joga futebol três vezes por semana. Ainda tem tempo para buscar seus direitos e auxiliar outras pessoas. Cada vez que um prestador de serviço descumpre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ele entra com um processo.

Pressão dos gastos

Com tantas atividades, quem conhece Ilarino imagina que ele tem a vida que esperava ao se aposentar. Mas ele ressalva que gostaria de manter uma atividade produtiva. O benefício mensal que recebe, de R$ 2 mil, é insuficiente para todas as necessidades de gastos. ;Nas empresas privadas onde trabalhei, nunca tive orientação para abrir um negócio depois de sair do mercado de trabalho. Hoje sinto falta disso;, lamenta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique