Jornal Correio Braziliense

Economia

Nova Comissão Europeia tem francês, britânico e alemão em postos econômicos

A Comissão Europeia tem 19 homens e nove mulheres, muito longe da igualdade aspirada pelo presidente Jean-Claude Juncker

Bruxelas - O francês Pierre Moscovici e o britânico Jonathan Hill serão os novos titulares de duas pastas centrais da nova Comissão Europeia presidida por Jean-Claude Juncker, Assuntos Econômicos e Serviços Financeiros, enquanto o alemão Gunther Oettinger ocupará a pasta de Economia Digital, anunciou a UE. A sueca Cecilia Malmstrom, uma liberal poliglota, será a nova comissária do Comércio e o espanhol Miguel Arias Cañete ocupará a pasta para a Ação Climática e Energia do novo governo comunitário.

A nova Comissão também terá sete "supercomissários", com o título de vice-presidentes, que serão responsáveis por coordenar as prioridades da União Europeia. "Esta Comissão tem a experiência necessária para encarar os desafios econômicos e geoestratégicos que a Europa enfrenta", afirmou o presidente da nova Comissão, o luxemburguês Jean-Claude Juncker.



Juncker terá ainda um "braço direito", com o título de adjunto e vice-presidente. O cargo foi atribuído ao holandês Frans Timmermans. O grego Dimitris Avramopoulos foi designado como o comissário de Imigração e Assuntos Internos.

A Comissão Europeia tem 19 homens e nove mulheres, muito longe da igualdade aspirada por Juncker. O Parlamento Europeu deve aprovar os nomes na sessão plenária de outubro. A nova equipe assumirá os cargos em 1 de novembro, em substituição à Comissão presidida por José Manuel Durão Barroso.