Paris - A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, abriu a porta nesta segunda-feira (8/9) a uma revisão em baixa do crescimento mundial em 2014 ao esperar um "pequeno 3%", contra os 3,4% previstos até agora. "Estamos atualizando nossas previsões. O crescimento vai aumentar um pequeno 3% neste ano, entre 3% e 3,5%", disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em uma entrevista ao jornal francês Les Echos.
"O crescimento econômico é ao mesmo tempo muito fraco, frágil e desigual", disse. O FMI planeja apresentar suas previsões de crescimento atualizadas no dia 7 de outubro. Lagarde também reiterou sua preocupação sobre a "revalorização muito alta de alguns ativos", embora tenha dito: "não falo de bolha".
No entanto, pediu um "cuidado crescente dos supervisores e reguladores" dos mercados. A crise da Ucrânia manchou um pouco mais as perspectivas econômicas no mundo, já sombrias na Eurozona e marcadas pela desaceleração dos países emergentes e pela contração do crescimento no Japão.