Jornal Correio Braziliense

Economia

Tombini diz no Senado que país não enfrenta descontrole da inflação

Tombini disse que a inflação encerrará 2014 dentro dos limites da meta, que tem como centro 4,5% e limite superior de 6,5%



Sobre os investimentos, Tombini avaliou que após "significativa expansão" de 5,2% em 2013, está havendo uma certa acomodação. ;Mas, no acumulado dos últimos quatro trimestres findos em março, a expansão alcança 4,1%. Prospectivamente, minha avaliação é que o desempenho da formação de capital [investimentos] este ano será menos favorável do que o observado em 2013;, acrescentou.

Tombini também prevê que a economia brasileira deverá crescer em ritmo menor este ano, em relação a 2013. ;O ritmo de expansão da atividade econômica em 2014 tende a ser menos intenso do que o observado no ano passado, mostrando moderação, [ficando] próximo da estabilidade no primeiro semestre, e recuperação ao longo do segundo semestre deste ano;, disse. Ele acrescentou que ;em horizonte mais amplo, uma vez vencido o atual ciclo de ajustes, o ritmo de crescimento tende a retornar para patamares mais próximos do crescimento do produto potencial;.