Jornal Correio Braziliense

Economia

Juiz americano convoca audiência no caso da dívida argentina

Argentina e os fundos especulativos não chegaram a um acordo pela disputa em torno de sua dívida soberana, depois de dois dias de discussões em Nova York

Nova York - O juiz federal americano Thomas Griesa convocou uma audiência para esta sexta-feira (31/7) dentro do caso de litígio entre a Argentina e os fundos especulativos, indicou nesta quinta-feira um porta-voz judicial à AFP.

[SAIBAMAIS]A audiência acontecerá às 11H00 local (13H00 de Brasília) no tribunal sul de Manhattan e acontece depois do fim do prazo de quarta-feira para que a Argentina pagasse um parcela de sua dívida reestruturada.



Na véspera, a Argentina e os fundos especulativos não chegaram a um acordo pela disputa em torno de sua dívida soberana, depois de dois dias de discussões em Nova York e da declaração de um default seletivo por uma agência de classificação de risco.

O "default seletivo" significa que o governo argentino segue honrando parte de sua dívida, mas não efetuou o pagamento de bônus específicos.

O anúncio foi feito quando ainda não tinham terminado as negociações em Nova York entre o governo de Buenos Aires e os fundos especulativos, que exigem 1,33 bilhão de dólares por bônus não pagos de 2001.