Jornal Correio Braziliense

Economia

Embaixada dos EUA suspende emissão de vistos por tempo indeterminado

Não há previsão de quando o serviço voltará a funcionar. Em nota, a órgão afirma que o problema é mundial

A emissão de vistos americanos está suspensa em todo mundo por problemas técnicos. O anúncio foi feito pela Embaixada dos Estados Unidos nessa quarta-feira e não há previsão de quando o serviço voltará a funcionar. Em nota, a órgão afirma que o problema é mundial e que está operando com a capacidade reduzida. Os consulados também estão enviando avisos aos brasileiros que já estão com viagens programadas. O problema foi identificado no último dia 20, após uma falha na rede de transmissão de dados que estava sendo alterada para tornar o sistema de emissão de vistos mais rápido.



"O Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado está enfrentando problemas técnicos com o seu sistema de passaporte e visto. Estamos operando com capacidade reduzida e será assim até que os documentos atrasados sejam processados. O problema é mundial e não é de um país, ou documento de cidadania, ou categoria de visto em especial". A embaixada americana também informou que está trabalhando para corrigir o problema e que mais informações podem ser obtidas no site travel.state.gov.

Já o atendimento nos seis Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto (Casv) em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília não sofre alterações. No local, são colhidos informações biométricas, como fotos e impressões digitais antes da tradicional entrevista à seção consular. Nos centros, também são oferecidos serviços como agendamento de entrevistas, informações a respeito da solicitação do visto e auxílio ao solicitante com as opções de entrega do passaporte.

Copa

Em junho, durante a Copa do Mundo, a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil processou mais de 87 mil vistos, número 4% maior em relação ao mesmo período de 2013. Até junho, a missão processou mais de meio milhão de vistos. Segundo o órgão, o tempo de espera para agendamento de visto nos quatro consulados (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife) é de dois dias.