Jornal Correio Braziliense

Economia

Banco suíço UBS é acusado de lavagem de dinheiro e fraude fiscal na França

Justiça decidiu ainda aumentar a fiança imposta ao estabelecimento para 1,1 bilhão de euros, acrescentaram as fontes

Paris - O banco suíço UBS foi acusado nesta quarta-feira (23/7) pela justiça francesa de lavagem de dinheiro e fraude fiscal, em meio a uma investigação sobre a incitação a clientes, para que depositassem seu dinheiro na Suíça, informaram fontes judiciais. O banco já havia sido acusado por solicitação ilícita de clientes na França. A justiça decidiu ainda aumentar a fiança imposta ao estabelecimento para 1,1 bilhão de euros, acrescentaram as fontes.



O banco UBS é suspeito de ter permitido que seus agentes comerciais suíços fizessem essa promoção a clientes franceses, o que é ilegal, e de ter criado uma dupla contabilidade com o objetivo de ocultar movimentos de capitais entre França e Suíça. A acusação por lavagem de dinheiro e fraude fiscal corresponde a atos cometidos entre 2004 e 2012, disseram as fontes. Essa investigação foi iniciada depois de denúncias feitas por ex-funcionários do banco.

O UBS, que teve uma fiança até agora de 2,87 milhões de euros, deve entregar o valor restante, cerca de 1 bilhão, antes de 30 de setembro.