Jornal Correio Braziliense

Economia

Criação de empregos formais cai 79,5% em junho, aponta pesquisa

Este é o pior resultado para o mês de junho em 16 anos

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgados nesta quinta-feira (17/7), 25.363 empregos com carteira assinada foram criados no mês de junho. O número é 79,5% inferior ao registrado no mesmo mês de 2013. Este é o pior resultado do mês em 16 anos.

De janeiro a junho de 2014, foram criados aproximadamente 600 mil empregos formais. A previsão para o segundo semestre é de que outras 400 mil vagas sejam abertas. Os salários de admissão tiveram aumento de 1,84% em relação a 2013, passando de R$ 1.152,73 para R$ 1.173,90.

Segundo o ministro do Trabalho, Eduardo Cucolo, apesar de o setor de indústrias ter apresentado queda pelo terceiro mês consecutivo, o saldo do ano ainda é positivo. O relatório mostra ainda que o comércio registrou queda, mesmo sendo o mês da Copa.


O ministro revisou a previsão para o número de carteira assinadas neste ano, que passou de de 1,4 milhão para 1 milhão. ;A inflação está sob controle, está dentro do patamar estipulado pelo governo, porém, os juros estão altos;, disse ele.

De acordo com o ministro, a presidente Dilma está preparando um pacote para contemplar a formalização de empregos e a constituição de empresas. Medidas fiscais para ampliação de benefícios da tabela de fiscais também estão sendo discutidas.

Com informações de Célia Perroni