O grupo farmacêutico americano Abbott, que procura reforçar a sua presença na América Latina, anunciou nesta sexta-feira a aquisição da sua concorrente chilena CFR Pharmaceuticals por 3,3 bilhões de dólares, incluindo 430 milhões em dívidas.
A CFR, com sede em Santiago do Chile, está presente em 15 mercados da região. A Abbott acredita que a integração deve aumentar suas vendas em 900 milhões de dólares a partir de 2015, com taxas de crescimento de pelo menos 10% nos anos seguintes.
O grupo chileno emprega 7 mil pessoas e comercializa mais de mil produtos, com laboratórios de produção e pesquisa no Chile, Colômbia, Peru e Argentina.
"Esta aquisição vai melhorar e expandir a presença da Abbott na América Latina, em linha com nossa estratégia de longo prazo e nosso compromisso com os mercados de alto crescimento", declarou Miles Branco, CEO da Abbott, em um comunicado.
O mercado farmacêutico da América Latina tem um potencial muito grande: segundo dados da Abbott, especialistas estimam que deverá atingir 73 bilhões de dólares este ano e 124 bilhões em 2018.
A transação será financiada com a liquidez disponível da Abbott e deve ser concluída até o final do terceiro trimestre.