A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) do mês de abril apresentou variação de 1,05%, registrando alta de 0,20 ponto percentual em relação aos 0,85% do indicador relativo ao mês de março.
Divulgado nesta segunda-feira (12/5) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), o indicador acumula alta de 3,1% nos primeiros quatro meses do ano e 5,57% nos últimos doze meses (taxa anualizda).
O IPC-C1 registra a inflação para as famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador relativos a oito classes de despesas: saúde e cuidados pessoais; habitação; transporte; vestuário; despesas diversas e comunicação. Em abril, seis das oito classes registraram alta de um mês para o outro.
A maior alta foi registrada no item saúde e cuidados pessoas, que passou de 0,29% para 1,68%, entre março e abril ; uma alta de 1,39 ponto percentual no período. Seguido de habitação, com alta de 0,73% em abril. A menor variação foi registrada no item comunicação (-0,03%,) resultado superior à deflação de março (-0,22%).