Concessionárias de veículos têm recorrido a práticas ilegais para camuflar um problema frequente na rede de lojas: a falta de peças nos estoques, que tem provocado longa demora no conserto de carros. Quando os clientes procuram saber o motivo do atraso, que pode chegar a meses, enfrentam um jogo de empurra entre revendedoras, fabricantes e empresas de seguro. Não bastasse isso, as autorizadas dão preferência, nos reparos, aos automóveis que forem deixados nos galpões. E desistir do serviço pode pesar no bolso: as oficinas cobram por hora de trabalho na montagem e remontagem dos veículos. A estratégia é utilizada para segurar o cliente, segundo admitem profissionais da área, mas infringe o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), Hélio Aveiro, diz que problemas com peças foram recorrentes no final do ano passado devido ao grande número de vendas de veículos. ;Hoje a situação já está normalizada. Fiz uma pesquisa nas concessionárias e a informação que tenho é de que não faltam peças nos estoques;, afirma.
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