Jornal Correio Braziliense

Economia

Conselheiros da CCEE renunciam após empréstimo a distribuidoras de energia

Após a assembleia da CCEE aprovar o empréstimo bancário inédito de R$ 11,2 bilhões para socorrer distribuidoras, três conselheiros da entidade renunciam, em protesto à operação considerada arbitrária e arriscada



Diante da rebelião, a diretoria executiva da CCEE tentou minimizar os efeitos do ocorrido. Em nota, se limitou a agradecer os executivos pela dedicação durante seus respectivos mandatos. Freire, que assumiu o cargo em 2008, estava no seu segundo mandato. Born era membro do conselho desde 2012 e Lima estava no posto desde 2011. Oficialmente, a entidade informou que os três renunciaram por ;questões pessoais; e acrescentou que convocará uma assembleia para o começo de maio para eleger conselheiros substitutos.

Segundo a diretoria da CCEE, a contratação do financiamento para cobrir o rombo no caixa das companhias de distribuição foi aprovada por 87% dos agentes na reunião de terça-feira. Cerca de 12% dos presentes se abstiveram e apenas 0,13% votou contrariamente à proposta. A CCEE ressaltou, ainda, que estavam presentes representantes de 70% dos associados. Críticos do acordo apontam manobra do governo para aprovar a tese, empenhando os votos de estatais federais do setor.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique