Jornal Correio Braziliense

Economia

Câmara de Comércio Exterior reduz imposto para bens de capitais importados

A medida foi adotada para estimular o investimento produtivo

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (10/4) resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduzindo de 14% para 2% o Imposto de Importação de um grupo de bens de capital ;sem produção nacional equivalente;. Bens de capitais são equipamentos, instalações ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços.

A medida foi adotada para estimular o investimento produtivo: a redução do custo na aquisição de máquinas e equipamentos incentiva empresários a elevar investimentos. Em consequência, os preços poderão ser reduzidos, com implicações positivas no combate à inflação.



Serão atendidos com a medida projetos relativos à compra de equipamentos para a produção de cimento, de produtos metalúrgicos e de mineração e de máquinas para a moagem de milho. Ao todo há 95 itens incluídos na redução do imposto, englobando 84 renovações de pedidos atendidos anteriormente e 11 novas solicitações encaminhadas por grupos empresariais. A nova alíquota vale até o dia 31 de dezembro deste ano.