Em reunião pública extraordinária feita nesta segunda-feira (7/4), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou redução tarifária de 0,74% para os consumidores residenciais de baixa tensão atendidos pela Ampla, beneficiando 1,9 milhão de clientes residenciais em todo o estado do Rio de Janeiro. O número de pessoas é ainda maior se for levado em conta os consumidores de baixa renda também atendidos pela concessionária e que foram também beneficiados pela decisão, mas cujo total não foi divulgado pela concessionária.
[SAIBAMAIS]A Ampla atende um total de 2,5 milhões de unidades residenciais em 66 dos 92 municípios do Rio de Janeiro, incluindo os consumidores de baixa, média e alta tensão. A resolução da Aneel, em contrapartida, elevou em 8,11% o custo da energia elétrica para os consumidores de alta tensão e em 0,48% o custo para os consumidores de média tensão ; comércios e pequenas industrias.
Leia mais notícias em Economia
A redução, que é retroativa ao dia 15 de março, compõe o índice final da terceira revisão tarifária periódica da concessionária. Ao comunicar a redução, a Aneel, em nota, esclareceu que, para a definição da tarifa, são considerados os custos de geração da energia, de transporte até o consumidor (transmissão e distribuição) e os encargos setoriais.
No caso da Ampla, diz a nota, os principais fatores que influenciaram a revisão foram a maior participação da ;energia nova; e a ;energia velha; (gerada por usinas mais antigas, com parte de seus ativos já amortizados) mais cara do que previsto.