Os ministros das Finanças da Alemanha e da França reiteraram nesta segunda-feira (7/4) o objetivo de implementar pelo menos uma "primeira etapa" de uma taxa sobre as transações financeiras (TTF) antes do fim da atual legislatura europeia, em maio.
"Estamos decididos a dar um primeiro passo sobre a TTF ainda nesta legislatura", disse Wolfgang Sch;uble durante uma entrevista coletiva conjunta com o colega francês, Michel Sapin, em Berlim.
Sapin falou da "necessidade" da taxa e defendeu a "implementação de um primeiro pacote de medidas antes das eleições europeias", e depois uma "segunda etapa", como se comprometeram em fevereiro o presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel.
As negociações entre os 11 países da União Europeia - incluindo França, Alemanha, Itália e Espanha - decididos a adotar a TTF estão paralisadas há vários meses e enfrentam um poderoso lobby dos meios financeiros.
Segundo as últimas informações, se as negociações prosperarem a TTF poderia ser aplicada em duas etapas: a princípio apenas para um grupo restrito de investimentos financeiros, incluindo as ações, e depois de maneira mais ampla.