Jornal Correio Braziliense

Economia

Rebaixamento de nota do Brasil não fez efeito no país, diz Guido Mantega

Nota foi totalmente descartada pelos mercados, segundo o ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o rebaixamento da economia brasileira pela agência de classificação de risco Standard (S) não trouxe nenhum efeito para o país. Segundo ele, na semana em que houve ;esse suposto rebaixamento;, a bolsa subiu, os juros caíram no mercado futuro e o real se valorizou frente ao dólar. O chefe da pasta deu entrevista no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta manhã.

;Essa nota foi totalmente descartada pelos mercados, ninguém olhou para isso. Os investidores externos estão entrando;, afirmou. ;Essa agência de rating foi aquela que rebaixou os Estados Unidos há alguns anos. Também não deu em nada;, completou. Ele completou ainda que a desconfiança externa é em relação a todos os emergentes e não somente com o Brasil.



Críticas

Ele rebate ainda o argumento de que a política de estímulo ao consumo do governo estaria esgotada, segundo acreditam alguns economistas. Mantega afirmou que a atual política econômica prioriza o investimento, que cresceu mais do que o consumo no ano passado (6,5% frente cerca de 3%).