Jornal Correio Braziliense

Economia

Turistas brasileiros que viajam pelo país reclamam de preços inflacionados

Os empresários do segmento turístico não têm do que se queixar, mas boa parte das pessoas que quiseram curtir a folia amargam más recordações



O Ministério do Turismo ainda não divulgou o consolidado dos números do carnaval 2014, mas estima que a maior festa popular do Brasil atraiu cerca de 6,6 milhões de viajantes e acrescentou R$ 6,1 bilhões à economia do país, projeção entre 6% e 7% maior que a do ano passado. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Torquato Fontes, a ocupação hoteleira foi tão boa nos principais destinos turísticos que muitas pessoas tiveram de procurar outro tipo de hospedagem.

A ABIH do Rio de Janeiro projeta que, entre o 1,2 milhão de pessoas que visitou os destinos mais procurados da região, o movimento foi dividido entre 70% de brasileiros e 30% de estrangeiros. ;A ocupação estimada é de 80%, o que representa uma queda de quase 10 pontos percentuais em relação ao ano passado;, destacou o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes. Ele explicou, no entanto, que a desaceleração era esperada, uma vez que a cidade está aumentando a oferta hoteleira. ;Só do fim de 2012 para cá, foram quase 5 mil novos leitos entrando em operação;, justificou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .