Jornal Correio Braziliense

Economia

Confiança da indústria tem queda de 1% em fevereiro, indica FGV

A proporção de empresas com estoques excessivos caiu de 9,3% para 8,7%. As empresas com estoques insuficientes tiveram queda ainda mais expressiva, de 4,1% para 1,4%

O Índice de Confiança da Indústria registrou 98,5 pontos em fevereiro, queda de 1% na comparação com o mês anterior. O índice, calculado pela Fundação Getulio Vargas, permanece abaixo da média histórica pelo 11; mês consecutivo.

O Índice da Situação Atual ficou em 99,6 pontos em fevereiro, um recuo de 1,3% sobre janeiro. O quesito que mede as percepções sobre o nível de estoques exerceu a maior contribuição para a queda desse índice. A proporção de empresas com estoques excessivos caiu de 9,3% para 8,7%. As empresas com estoques insuficientes tiveram queda ainda mais expressiva, de 4,1% para 1,4%.



O Índice de Expectativas teve queda de 0,7%, registrando 97,4 pontos. A expectativa com a produção no curto prazo foi o que mais contribuiu para a queda da expectativa. Empresas que preveem aumento da produção nos próximos três meses sofreram redução, passando de 40,1% para 35,8%. Aquelas que preveem produzir menos, passaram de 11,9% para 11,0%.

O nível de utilização da capacidade instalada ficou estável em 84,6% no mês de fevereiro.