São Paulo ; Apesar da fragilidade econômica, o segmento de shoppings centers vê um 2014 promissor. A projeção da associação do setor, a Abrasce, é de que as vendas cresçam 8,3% neste ano, ultrapassando a casa dos R$ 140 bilhões de receita, ante R$ 129,2 bilhões em 2013. Além disso, pela primeira vez, a quantidade de estabelecimentos desse tipo no interior do país ultrapassará a das capitais.
Estima-se que novos 43 grandes centros comerciais do tipo entrem em operação no período, a maior parte em municípios com até 500 mil habitantes. Assim, serão 260 shoppings nas capitais e 278 nas demais cidades. ;Os estabelecimentos brasileiros atravessaram, em 2013, mais um ano de crescimento acima do registrado pelo comércio varejista. E o fenômeno mais contundente é a interiorização dos empreendimentos. O que não é tão surpreendente se pensarmos que só existem 27 capitais e mais de 5 mil municípios. E vamos continuar crescendo;, anunciou Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.
;Os novos shoppings começaram suas construções em 2011 e os projetos precisam ser concluídos. Provavelmente, esses empreendimentos terão dificuldade maior na hora de locar as lojas por conta da desaceleração da economia, mas, ao contrário do setor público, o privado sabe que obra parada é prejuízo dobrado;, justificou o presidente da Abrasce. Outro dado surpreendente em relação ao setor é que, ao mês, mais de dois Brasis visitam os shoppings. O país tem 200 milhões de habitantes, e a visitação mensal desse tipo de centro comercial é de 415 milhões de pessoas.
* Repórter viajou a convite da Abrasce