Oito de doze regiões do país registraram movimentos de alta dos salários e todas as regiões assistem a um "crescimento sustentável" da indústria, informa o relatório de conjuntura do banco central norte-americano.
No documento, que abrange o período das seis semanas anteriores a 6 de janeiro, as filiais regionais do Fed se manifestam com um tom mais otimista que nas edições de meses anteriores, que apontavam invariavelmente um crescimento "modesto a moderado da economia".
[SAIBAMAIS]Essas qualificações não foram abandonadas, já que nove das regiões mencionam um ritmo de expansão "moderado", enquanto Boston e Filadélfia falam em uma melhora "modesta" e Kansas City sustenta que sua situação permanece estável. Contudo, "as perspectivas da economia são positivas na maioria das regiões", segundo o relatório.
No que se refere à indústria manufatureira, as doze regiões fazem referência a um "crescimento sustentável", destaca o banco central.
Por outro lado, dois terços das regiões contrataram mais trabalhadores e registraram altas dos salários "leves a moderadas" na grande maioria das regiões.
Os preços se mantiveram estáveis na metade delas e na outra metade, aumentaram.As vendas de fim de ano, por sua vez, estiveram "em linha com as previsões, inclusive um pouco melhor que em 2012", disse o Fed.