Rio de Janeiro ; O sistema de trens urbanos do Rio, operado pela concessionária SuperVia, passará a contar com composições fabricadas no Brasil neste ano. O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, visitou nesta terça-feira (7/1) a oficina da SuperVia, em Deodoro, na zona oeste do Rio, para conhecer os novos trens. Seis carros estão acoplados e, até o final da semana, mais dois devem ser entregues para completar a primeira composição.
De acordo com a SuperVia, o investimento nos trens nacionais chega a R$ 280 milhões com a construção de uma fábrica para a montagem das composições produzidas em São Paulo. Segundo o secretário Júlio Lopes, este é o primeiro de uma série de 200 novos carros nacionais a serem entregues este ano. Além disso, a SuperVia receberá outros 240 carros encomendados na China.
"Os novos trens que adquirimos, fabricados no Brasil, vão acelerar a renovação da nossa frota, que hoje conta 94 trens novos [procedentes da China]. Os nossos investimentos para revitalizar o sistema ferroviário do Rio permitirão que os passageiros contem com um transporte cada vez melhor em seu dia a dia;, afirmou o presidente da concessionária, Carlos José Cunha.