Em dezembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio da Cidade de São Paulo (Icec) teve alta de 0,4% em comparação ao mês anterior, com 119,1 pontos, em uma escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o indicador ficou pouco abaixo do que foi registrado no mesmo mês do ano passado, quando o índice estava em 120,1 pontos.
Parte da elevação, informou a Fecomercio, se deve às vendas de Natal, que aumentam a percepção positiva dos varejistas. Para a federação, apesar do indicador ter apontado pequena recuperação da confiança, ele demonstrou que as expectativas futuras do empresário do comércio paulistano têm evoluído de forma negativa.
Os varejistas, segundo a Fecomercio, demonstram preocupação quanto à manutenção do ritmo das vendas para 2014. Com isso, o subíndice que analisa a expectativa dos comerciantes (Ieec) e que compõe o indicador registrou queda, passando de 155,4 pontos em novembro para 153,8 pontos em dezembro. Também houve queda no subíndice de expectativas em relação à economia, que passaram de 151,6 pontos no mês passado para 149,1 pontos em dezembro.