São Paulo ; A demanda das empresas por crédito recuou 6,1% em novembro na comparação com outubro, aponta índice divulgado nesta terça-feira (17/12) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em relação a novembro de 2012, houve avanço de 3,9%. No acumulado do ano, o indicador registrou queda de 1% ante igual período do ano passado.
Houve recuo na busca por crédito em todos os segmentos empresariais. A maior queda ocorreu nas micro e pequenas empresas, com taxa de -6,3% frente ao mês anterior. As de médio porte tiveram decréscimo de 3,9% e as grandes empresas apresentaram variação negativa de 1,3%.
No acumulado de janeiro a novembro, a maior alta (18,4%) foi registrada entre os negócios com maior faturamento. Em seguida, estão as médias empresas com crescimento de 4,1%. As micro e pequenas empresas, por sua vez, registram queda de 1,5% no mesmo período, em relação ao mesmo período do ano passado.
Na análise por setores, as indústrias (-8,3%) apresentaram o maior recuo frente a outubro. Também houve decréscimo nas empresas comerciais, com taxa de -6,7%. Em relação aos serviços, o declínio na busca por crédito ficou em 4,8%. De janeiro a novembro, apenas o setor de serviços registrou crescimento, com alta de 2,7%. Comércio (-3,6%) e indústrias (-2,2%) acumulam queda.
No último mês, todas as regiões brasileiras registraram variações negativas no indicador. O maior recuo ocorreu no Sudeste, com baixa de 7,8%. Em seguida, estão as empresas da região Sul, com declínio de 7%; Centro-oeste, com 5,7%; e Norte, com 2,3%. A região Nordeste registrou queda de apenas 0,8% na busca empresarial por crédito.