Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas de motocicletas caem 8,3% no período de janeiro a novembro

No acumulado do ano, a produção alcançou 1.588.230 unidades, contra as 1.623.961 produzidas no mesmo período de 2012, o que representou uma queda de 2,2%

São Paulo - As vendas de motocicletas caíram 8,3% de janeiro a novembro deste ano, passando de 1.499.397 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado para 1.374.988. Com relação a outubro, as vendas diminuíram 1,1%, com 123.517 operações. Quando os meses de novembro são comparados, o de 2013 registra aumento de 0,3%, com 122.189 unidades. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5/12), na capital paulista, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

No acumulado do ano, a produção alcançou 1.588.230 unidades, contra as 1.623.961 produzidas no mesmo período de 2012, o que representou uma queda de 2,2%. Segundo os dados, na comparação com novembro do ano passado, a produção teve aumento de 12,8%, com 130.468 veículos fabricados, ante 125.929 de novembro do ano passado. Com relação a outubro, a produção caiu 9,6%, com 155.525 unidades produzidas contra 171.991 do mês de novembro.

Já as exportações registraram elevação de 2,6% no acumulado do ano, com 98.002 unidades, enquanto no mesmo período do ano passado esse número alcançou 95.503. Em novembro, as vendas externas somaram 10.685 motocicletas, alta de 6,6% no comparativo com o mesmo mês de 2012 (10.025) e uma queda de 1,6% em relação a outubro, quando foram exportadas 10.864 motocicletas.



De acordo com o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, o setor de motocicletas vem sofrendo redução nas vendas desde o meio do ano passado, quando o crédito começou a sofrer restrição dos bancos privados. ;De lá para cá, essa modalidade de vendas não vem reagindo e vem impactando fortemente nosso setor. Se não fosse pelos bancos públicos, certamente os resultados seriam piores;.

Com base nesse cenário, Fermanian ressaltou que as indústrias traçaram seus planos para 2014 acreditando na estabilidade e em números semelhantes aos de 2013. ;Se nós olharmos nos últimos dois anos, tivemos queda de 20%;, destacou.

Fermanian defendeu proposta feita ao governo para mudar os critérios para a concessão da habilitação para motociclistas. A ideia é dividir a categoria em três, separando por cilindradas. ;O motorista começaria preparado para determinada cilindrada e, para comprar uma moto mais potente, teria que ser preparado para evoluir para uma de maior potência;, explicou.

O presidente da Abraciclo destacou que a proposta ainda está em fase embrionária, mas visa essencialmente a melhorar a qualidade dos novos habilitados que chegam ao mercado. ;Queremos que as pessoas que compram a motocicleta e vão pilotar pela primeira vez no trânsito estejam melhor preparadas. Existe só uma categoria atualmente, que vale para todos os modelos, e há necessidade de ter mais experiência do usuário, quando ele for subindo na escala de cilindradas;.