Nova dragagem
O ministro Silveira afirmou que um novo edital para a dragagem adicional para o aprofundamento dos 15 metros será lançado nas próximas duas semanas. A dragagem do canal do Porto de Santos começou em março de 2010. O valor do contrato é de R$ 200 milhões para o aprofundamento dos 25 quilômetros do canal do porto. A empresa é responsável pela operação ter conseguido chegar a 15 metros, menos na área onde fica o terminal da BTP. Para piorar, a manutenção não foi possível devido ao assoreamento constante em função das marés, que há necessidade de uma manutenção constante, de acordo com dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
[SAIBAMAIS]O porto santista tem hoje um calado médio de 11,2 metros. Ao término do contrato, a expectativa é que a profundidade fique, no máximo em 14 metros, abaixo dos 15 metros necessários para a operação de grandes navios. Essa nova dragagem será exclusiva para a manutenção dos 15 metros da profundidade em Santos, de acordo com a estatal que administra o porto. ;Estão previstos R$ 550 milhões durante três anos de vigência do contrato;, informou o presidente da Codesp, Renato Ferreira Barco.
A jornalista viajou a convite da BTP