Assinante da Claro TV há dez anos, o empresário César de Medeiros, 42 anos, de Campo Grande (MS) se surpreendeu ao receber a fatura do mês de novembro endereçada ao cliente ;Otário Chorão;. Dias antes do ocorrido, ele havia telefonado para o atendimento da empresa para pedir desconto para o plano utilizado por ele e acredita que um atendente alterou o cadastro.
Segundo o empresário, ao pegar a conta na caixa de correio, o nome cadastrado não foi percebido, e ele acabou lendo ;Otávio; no lugar de ;Otário;. No entanto, ao olhar com mais atenção, percebeu os adjetivos e em seguida, pelo endereço, viu que a correspondência realmente estava destinada a ele.
Depois que a história ganhou o país, em jornais e na internet, Medeiros disse que a Claro TV entrou em contato com ele, no dia 19, pedindo mais cinco dias para resolver o problema. O Procon de Campo Grande também entrou em contato, mas ele prefere aguardar uma solução da empresa. ;Se até a segunda-feira (25/11), eles não entrarem em contato, aí vou ver quais medidas vou tomar;, ressaltou o empresário, que disse ter exigido também uma retratação formal pelo ocorrido. ;Não me importo com dinheiro. Só estou chateado pela situação e quero um pedido de desculpas da Claro;, lamentou.
Em comunicado à imprensa, a Claro TV informa que este tipo de conduta não está de acordo com os princípios e valores da empresa. ;Por esse motivo, fizemos o desligamento de dois atendentes e adotamos todas as providências necessárias para solucionar a questão", diz a nota.
Exija seu direito
O presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, José Geraldo Tardin, afirma que neste caso, em que o consumidor foi lesado pela empresa, há duas opções para solucionar o problema. A primeira é fazer uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), que irá abrir um inquérito para apurar o caso e aplicar uma multa à empresa. ;O valor da multa não é revertido para o consumidor, mas é em caráter pedagógico, para que o caso não ocorra mais;, afirmou Tardin.
A segunda opção é reunir as três últimas contas, citando como exemplo o caso do empresário, - incluindo a que veio com valor errado e com o problema no nome do remetente ; e entrar com uma ação de indenização por danos morais.