Dubai - A fabricante de aviões americana Boeing recebeu neste domingo (17/11) no salão aeronáutico de Dubai pedidos firmes e em opção de mais de 100 bilhões de dólares, em sua maioria do novo modelo 777-X, de grande capacidade e menor consumo energético. Sua grande concorrente em nível mundial, a europeia Airbus também obteve uma chuva de pedidos firmes e em opção de várias companhias da região do Golfo, por uma quantia de cerca de 45 bilhões de dólares.
A companhia aérea Etihad Airways, com sede em Abu Dhabi, iniciou os pedidos milionários anunciando a compra de 56 Boeing de longa distância, entre eles 25 exemplares do 777-X. Este modelo, que será comercializado em 2020, é a nova versão do 777, e em sua versão maior pode transportar 400 passageiros.
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De concreto, o pedido inclui 25 Boeing 777-X - deles oito 777-8X e 17 aviões 777-9X -, 30 aparelhos 787 Dreamliner, e um 777 de carga, disse o presidente da companhia, James Hogan.
A Boeing informou em comunicado que a "Etihad Airways é a primeira empresa a fazer um pedido dos 777-8X, e será a companhia de lançamento para esta aeronave". O anúncio também é uma boa notícia para o 787 Dreamliner, que teve muitos problemas desde seu lançamento comercial há dois anos. Com esse contrato, o Dreamliner supera a barreira simbólica dos 1.000 pedidos desde o lançamento do programa em 2004.
A Emirates Airlines, de Dubai, fez um espetacular pedido de 150 Boeing 777-X, de US$ 76 bilhões, que inclui 35 aeronaves 777-8X e 115 do modelo 777-9X. A Emirates também fez uma opção de compra de 50 aeronaves desse aviões de longa distância.
A Qatar Airways assinou uma carta de intenção de compra com a Boeing, de 50 exemplares do 777-X de um valor de 19 bilhões de dólares. A europeia Airbus também recebeu diversos pedidos no salão de Dubai, embora com valores inferiores aos da Boeing. A Emirates anunciou um pedido de 50 exemplares do A380, o avião de grande capacidade da fabricante, de US$ 23 bilhões. O anúncio é uma boa notícia para a Airbus, que não havia recebido um pedido se quer desse modelo, o maior do mundo, desde o começo do ano.
A Etihad Airways anunciou a assinatura com a Airbus de um contrato firme para a compra de 87 aeronaves (A350 de longa distância, A320neo de média distância e A330 de carga) em um total de US$19 bilhões, a preço de catálogo.
A Airbus recebeu um pedido da Qatar Airways de cinco A330 de carga, por US$1,1 bilhão segundo preço de tabela. Incluindo oito opções, o contrato sobe a 2,8 bilhões, segundo a companhia catari.
Por outro lado, a companhia aérea de baixo custo Flydubai manifestou sua intenção de pedir 111 Boeing 737, um modelo de média distância. O contrato teria um valor de 11,4 bilhões de dólares.
A companhia aérea Etihad Airways, com sede em Abu Dhabi, iniciou os pedidos milionários anunciando a compra de 56 Boeing de longa distância, entre eles 25 exemplares do 777-X. Este modelo, que será comercializado em 2020, é a nova versão do 777, e em sua versão maior pode transportar 400 passageiros.
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De concreto, o pedido inclui 25 Boeing 777-X - deles oito 777-8X e 17 aviões 777-9X -, 30 aparelhos 787 Dreamliner, e um 777 de carga, disse o presidente da companhia, James Hogan.
A Boeing informou em comunicado que a "Etihad Airways é a primeira empresa a fazer um pedido dos 777-8X, e será a companhia de lançamento para esta aeronave". O anúncio também é uma boa notícia para o 787 Dreamliner, que teve muitos problemas desde seu lançamento comercial há dois anos. Com esse contrato, o Dreamliner supera a barreira simbólica dos 1.000 pedidos desde o lançamento do programa em 2004.
A Emirates Airlines, de Dubai, fez um espetacular pedido de 150 Boeing 777-X, de US$ 76 bilhões, que inclui 35 aeronaves 777-8X e 115 do modelo 777-9X. A Emirates também fez uma opção de compra de 50 aeronaves desse aviões de longa distância.
A Qatar Airways assinou uma carta de intenção de compra com a Boeing, de 50 exemplares do 777-X de um valor de 19 bilhões de dólares. A europeia Airbus também recebeu diversos pedidos no salão de Dubai, embora com valores inferiores aos da Boeing. A Emirates anunciou um pedido de 50 exemplares do A380, o avião de grande capacidade da fabricante, de US$ 23 bilhões. O anúncio é uma boa notícia para a Airbus, que não havia recebido um pedido se quer desse modelo, o maior do mundo, desde o começo do ano.
A Etihad Airways anunciou a assinatura com a Airbus de um contrato firme para a compra de 87 aeronaves (A350 de longa distância, A320neo de média distância e A330 de carga) em um total de US$19 bilhões, a preço de catálogo.
A Airbus recebeu um pedido da Qatar Airways de cinco A330 de carga, por US$1,1 bilhão segundo preço de tabela. Incluindo oito opções, o contrato sobe a 2,8 bilhões, segundo a companhia catari.
Por outro lado, a companhia aérea de baixo custo Flydubai manifestou sua intenção de pedir 111 Boeing 737, um modelo de média distância. O contrato teria um valor de 11,4 bilhões de dólares.