Londres - O banco britânico Barclays, o primeiro punido pela manipulação da taxa interbancária Libor, anunciou nesta quarta-feira (30/10) que está sendo investigado por uma possível manipulação do mercado de divisas. "O Barclays recebeu pedidos de informação de certas autoridades, vinculados a suas investigações", afirma o banco em um comunicado, no qual informa que voltou a registrar lucro no terceiro trimestre de 2013.
Autoridades financeiras britânicas e suíças indicaram nas últimas semanas que estavam investigando possíveis manipulações do mercado de divisas, um escândalo potencial que poderia envolver grandes bancos internacionais. Em junho de 2012, o Barclays foi o primeiro banco punido por manipulação da taxa interbancária Libor, que influencia o custo dos empréstimos imobiliários a clientes particulares.
O Barclays também anunciou nesta quarta-feira que no terceiro trimestre voltou a registrar um resultado positivo, com um lucro líquido de 511 milhões de libras (820 milhões de dólares). No mesmo período de 2012 o banco teve prejuízo de 183 milhões de euros.