Jornal Correio Braziliense

Economia

Receita não tem horário para atender contribuintes nos próximos 6 meses

Somente neste ano, 1,3 milhão de pessoas tiveram as declarações retidas pelo Fisco para esclarecer informações

Acertar as contas com o Leão pode se tornar uma tarefa árdua para quem precisa ir pessoalmente à Receita Federal. Além do excesso de burocracia, uma reclamação constante dos contribuintes, os cidadãos têm que lidar com a falta de vagas disponíveis para regularizar a situação do Imposto de Renda e retirar o nome da malha fina. Só no Distrito Federal, onde há dois grandes postos de atendimento, simplesmente não há mais horários para os próximos seis meses. O problema não se restringe à capital federal e já obriga o Fisco a tomar medidas para virtualizar todos os processos possíveis com o intuito de aliviar o sistema.



Mesmo quando se é prioridade, no entanto, a situação permanece difícil. Na sala de espera do órgão regional, muitos idosos aguardam horas pelo atendimento, conforme verificou o Correio na tarde de ontem. Há sete meses, o militar reformado Antônio José Lopes, 79 anos, veio de Caldas Novas a Brasília para tentar resolver antecipadamente a pendência na Receita relativa à declaração de 2011: provar que o filho maior de 21 anos, que recebe pensão, está matriculado na faculdade. Quando foi atendido, frustrou-se. ;Disseram-me para esperar a intimação ou aguardar que as declarações deste ano acabassem para tentar novamente. Não tinha nenhuma vaga;, explicou.

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