Jornal Correio Braziliense

Economia

Cielo lança dispositivo móvel que faz transações com cartões de crédito

São Paulo ; Ciente de que popularizar os meios eletrônicos de pagamento não se trata de um processo tão veloz quanto o avanço da tecnologia que os permite, o mercado tem apostado em produtos que, aos poucos, insiram as transações virtuais no cotidiano das pessoas. Embora o avanço dos cartões e das compras pela internet apresente números expressivos no Brasil, cédulas e moedas ainda respondem por 85% das movimentações no país.

Uma semana após a Rede ; antiga Redecard ; lançar um dispositivo que, acoplado à smartphones e tablets, funciona como maquininha de cartão, a Cielo apresentou nesta segunda-feira (28/10), em São Paulo, uma versão atualizada da principal aposta da empresa nesse universo: um aparelho em formato de celular que possibilita transações também com cartões de chip e nas funções débito, voucher ou crediário.

Para utilizar o novo modelo, profissionais liberais, microempreendedores ou lojistas terão de utilizar um aplicativo de celular, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. A ferramenta custará R$ 11,90 por mês e a chamada ;taxa de conectividade; (percentual cobrado sobre o valor de cada transação) será de 3,19% na função débito e de 4,05% na função crédito.

O mercado estima que, até 2015, 360 milhões de pessoas estejam utilizando meios eletrônicos de pagamento no mundo, fazendo circular algo em torno de US$ 175 bilhões. Desde 2010, a Cielo, líder do concentrado mercado brasileiro, oferece aos clientes a opção de transações via telefones móveis. ;O celular é o futuro;, defendeu o presidente da empresa, Rômulo de Mello Dias. No ano passado, as máquinas da empresa movimentaram R$ 383 bilhões.

Também ontem, em São Paulo, o presidente da MasterCard para a América Latina e o Caribe, Gilberto Caldart, disse que ;o maior concorrente da empresa, hoje, é o dinheiro em espécie;. ;Nossa missão é acelerar a substituição das cédulas pelos cartões;, acrescentou ele, em almoço com jornalistas. O executivo lembrou que, no Brasil, 39% da população nem mesmo possuem conta em banco. ;Temos longa uma jornada pela frente;, afirmou.

De passagem pelo Brasil, onde participa esta semana de congresso sobre inclusão social, a presidente de mercados internacionais da MasterCard, Ann Cairns, enalteceu o potencial do país, maior mercado da empresa fora dos Estados Unidos. ;A economia não é mais tão brilhante, mas o país continua sofisticado, forte, com um fantástico nível de emprego e mais protegido do que outros países em relação ao que ocorre na Europa;, comentou.

*O repórter viajou a convite da Cielo e da MasterCard